denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
18/07/2015     nenhum comentário

Empresa terceirizada contratou falsos médicos no interior de SP

Dois profissionais terceirizados que atuavam em postos públicos já foram presos.

falsosmedicos

A empresa Inova, contratada de forma terceirizada para admitir médicos em postos públicos de cidades do interior de São Paulo, está sendo investigada pelo Conselho Regional de Medicina.

Pelo menos cinco falsos médicos atenderam pacientes em postos públicos de saúde de Mairinque, Alumínio e São Roque. Dois médicos já foram presos pela polícia. Nesta sexta-feira (17) a polícia e o Ministério Público cumpriram mandados de busca e apreensão em postos de saúde e hospitais das três cidades citadas.

Segundo o G1 e o site do Bom Dia Brasil, dois médicos são formados em faculdades fora do país, mas como o diploma não tem validade no Brasil, usavam sem autorização o registro de médicos cadastrados no CRM, o Conselho Regional de Medicina.

Os dois médicos formados fora do país já foram presos em flagrante com os documentos falsificados. Uma terceira mulher está foragida. Ela usava o nome de uma médica que trabalha em hospitais da região de Ribeirão Preto. Por telefone, Cibele Lemos disse que não sabe quem é a mulher que usava o registro dela. “Eu estou conversando com o meu advogado e vou tomar as providências que eu tenho que tomar. É claro que eu não conheço ela, né? É óbvio que não, né?”, disse Cibele Lemos pelo telefone.

A falsa médica já foi identificada pela polícia. Ainda não foi presa, mas pode responder por vários crimes. “Exercício ilegal da medicina, falsidade documental porque ela fez toda escrituração dos prontuários médicos e se causou lesão a algum paciente nesta conduta inapropriada desde uma lesão corporal até uma eventual tentativa de homicídio”, explica a delegada Fernanda Ueda.

Todos os suspeitos foram contratados por uma empresa terceirizada que presta serviço às prefeituras. As secretarias de Saúde vão investigar a documentação de todos plantonistas. Os pacientes atendidos recentemente nas três cidades estão sendo monitorados.

Além disso, a polícia investiga ligação de falsos médicos com 60 mortes. “A Santa Casa está chamando aquelas pessoas que foram atendidas por esses médicos fazendo uma ligação para elas para ver como estão essas pessoas. E aquelas que não estiverem bem convocando para passar com um médico que com certeza é médico”, afirma Sandro Rizzi.

O Bom Dia Brasil entrou em contato com a empresa Inova, que contratou os falsos médicos, mas não recebeu resposta.

Empresas contratadas para abastecer os postos públicos de médicos e demais profissionais de saúde não fogem à regra da busca pelo lucro, colocando o direito à saúde, e portanto, à vida, abaixo de interesses materiais. Agem como as Organizações Sociais de Saúde (OSS), que tanto mal causam para a administração pública e para a população que depende dos servi;cos públicos.

Por isso é preciso lutar por um SUS 100% público, estatal e de qualidade.  Por isso é preciso resistir à política de terceirização e privatização de diversas áreas em Santos, pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *