denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
17/09/2018     nenhum comentário

Dia de caos na UPA terceirizada pela Prefeitura de Santos

Prefeitura segue ignorando os problemas da unidade gerida pela organização social ficha suja FUABC

upa-cheia-10-09-2018_1site

Pessoas que passaram a última segunda-feira (10) na UPA Central de Santos, terceirizada pela Prefeitura, viveram horas de caos na unidade.

Na recepção amontoada de gente, pacientes e acompanhantes reclamavam muito de poucos funcionários e médicos. Muitos idosos não tiveram o direito à prioridade no atendimento respeitado.

Na parte interna do prédio, onde ficam os doentes que precisam de vaga hospitalar, o martírio era o improviso e a falta de informações sobre a morosidade para a transferência.

A dona de casa Neusi Carlot contou que seu esposo está há 11 dias aguardando uma vaga em algum hospital. “Eles não explicam o que acontece. Um médico disse que só ontem (10) colocaram o nome dele na central de vagas do Estado. Ele é paciente renal e está com uma infecção grave, que não está cedendo com os antibióticos dados aqui na UPA”, contou, angustiada.

Outra munícipe cujo marido aguardava há 10 dias uma transferência era Anette de Paula. “Ele também está com problemas renais e com falta de ar. Os médicos passam muito rápido e não dão a atenção correta aqui. Não sei por que tanta demora”.

No caso de Brenda Batista, a reclamação é diferente. Ela acusa as equipes de falta de empenho em descobrir o problema da irmã. Por uma semana familiares levavam a paciente com dor na unidade quase que diariamente, na esperança de obterem um diagnóstico.

“Só davam soro e liberavam. No dia seguinte à alta a gente voltava com ela ainda ruim e eles faziam a mesma coisa. Hoje (10) chegamos 8h30 e só às 16h um médico explicou o que ela tem: pedra na vesícula. Os demais médicos sequer olhavam na cara dela. Não a examinavam. Muito ruim”.

A UPA Central é gerida pela Fundação do ABC, por R$ 21 milhões/ano. A Prefeitura renovou o contrato com a organização social mesmo sabendo que ela responde ações judiciais por irregularidades e também é alvo de inquéritos no Ministério Público.

Não contente com o estrago que a terceirização tem feito, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) vai colocar OSs nas outras duas UPAs a serem inauguradas. Mais dinheiro para empresas tratarem a população com descaso.

quadro-depoimentos-upa-10-09-18

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *