denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
12/06/2018     nenhum comentário

Descoberta fraude na Saúde via OSs em duas cidades de Santa Catarina

Polícia Civil cumpriu mandados judiciais em Penha, Balneário Piçarras, Joinville, Garuva, Timbó, Balneário Camboriú e Itapema

op-sutura

A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (12), uma operação para combater uma organização criminosa que desviava recursos públicos na área da saúde nos municípios de Penha e de Itapema. Tais desvios, segundo a polícia, aconteciam por meio de uma Organização Social (OS).

As investigações da Operação Sutura, como foi denominada, foram realizadas pela Divisão de Combate a Crimes Contra o Patrimônio Público (DCCPP) e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro, ambos da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com apoio do Ministério Público de Contas e do Ministério Público Estadual da Comarca de Penha.

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em sete cidades: Penha, Balneário Piçarras, Joinville, Garuva, Timbó, Balneário Camboriú e Itapema.

Presos

O médico psiquiatra Moacir Freitas, foi um dos detidos. Ele foi preso em Sinop, a 503 Km de Cuiabá, no Mato Grosso.

O ex-prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), também está entre os presos da Operação Sutura. Outros dois integrantes de seu período de governo foram detidos: o ex-secretário da Saúde, Cleybi Darossi, e o ex-controlador do município, Rafael Celestino.

Os mandados de prisão são temporários e têm objetivo de auxiliar nas investigações. São pelo menos nove pessoas detidas, que foram levadas à sede da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Balneário Camboriú.

O atual prefeito de Penha, Aquiles da Costa (PMDB), afirmou que os documentos recolhidos pelos policiais na prefeitura dizem respeito a um contrato firmado na gestão anterior com a organização social Instituto Adonhiran, que tratava do fornecimento de consultas com especialistas para a rede municipal de saúde. O contrato não está mais vigente desde o ano passado.

Em Itapema as buscas também se concentraram em documentos referentes ao contrato com o Instituto Adonhiran para administração do Hospital Santo Antônio, entre 2013 e 2016. O  contrato foi rescindido pela gestão atual no início do ano passado.

Mais detalhes serão transmitidos em coletiva de imprensa na tarde desta terça (11).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *