denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
11/06/2019     nenhum comentário

Denúncia de erro e negligência na UPA Central; mais uma criança em risco

Caso foi tema de requerimento na Câmara e deve ser apenas mais um na triste estatística

upa-cheia-09-04site

Equipes reduzidas, profissionais inexperientes e sobrecarregados, falta de organização e descaso. Esses e outros fatores continuam a produzir casos de flagrantes riscos de morte aos que buscam assistência e amparo na UPA Central de Santos.

A situação é tão grave que até mesmo vereadores pertencentes ao partido do prefeito se vêem obrigados a pedir respostas. Um requerimento do vereador Augusto Duarte (PSDB) – que, sabemos, não servirá para nada – mostra que uma criança teve seu atendimento marcado por erros que poderiam ter culminado em desdobramentos mais sérios.

Em resumo por conta de falta de organização não foi colhido resultado do exame de urina pedido pelo médico. Por que? Porque quando o pai da criança chegou, no horário estabelecido pela UPA (quatro horas depois de passar pelo médico), para pegar o papel, ninguém sabia onde estava. Depois de um reboliço foram descobrir que a amostra nem havia sido enviada para a análise. Resultado, a médica ficou sem saber os respectivos indicadores. Já com relação ao exame de sangue, o que foi dito é que estava normal. Os pais foram tranquilizados e informados que nada de errado havia. Foram para casa.

Como a criança só piorou, os pais resolveram levá-la na UBS, munidos do exame de sangue. A nova profissional disse que havia algo de errado com o resultado. E falou mais: a medicação estava com a dosagem errada, o que poderia ter trazido sérios riscos.

Veja abaixo o requerimento:

requerimento-upa1

requerimento-upa2

A UPA é administrada pela organização social Fundação do ABC. O atendimento prestado pela OS foi duramente criticado na última audiência pública de prestação de contas, realizada no dia 31 de maio. Ainda assim, o secretário municipal de Saúde, o advogado Fábio Ferraz, disse que o modelo de gestão compartilhada com OSs é uma maravilha.

Maravilha pra quem? Só se for para os executivos e donos das organizações, que recebem super salários e lucram alto com a terceirização e a precarização do SUS.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *