denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
06/03/2015     1 comentário

Câmara de Santos não cumpre seu papel, diz Voto Consciente

No relatório da ONG que acompanhou todas as sessões legislativas em 2014, nenhuma novidade. Vereadores produzem poucas coisas relevantes. Datas comemorativas, placas e homenagens tiveram mais espaço no ano passado e o desperdício de tempo em horas de plenário equivale a 23 sessões.

Os vereadores santistas tiveram desempenho decepcionante em 2014. A conclusão é do Movimento Voto Consciente (MVC), ONG que atua no acompanhamento do Poder Legislativo todos anos.

Em Santos, a ONG divulgou recentemente seu relatório sobre o ano de 2014 já com o alerta de que, mais uma vez, as notícias não são boas. O tema foi abordado em matéria do Jornal Metro.

metrocapa

Segundo o MVC, os vereadores dedicam parte demais de seu tempo para aprovar projetos de pouca relevância, como datas comemorativas no Calendário Oficial do Município, votos de pesar, votos de congratulações, placas e homenagens.

De acordo com a entidade, muitos projetos também são inconstitucionais e outros envolvem temas que são exclusivos do Executivo. Em termos numéricos, o prejuízo é grande. Das 78 sessões ordinárias realizadas em 2014, foram desperdiçadas 92 horas. Isso equivale a 23 sessões! Em comparação a 2013, esse desperdício aumentou 31,42%.

metro_interna

Os nobres vereadores ganham – e muito – para representar os interesses da maioria da população. Mas, pelo que aponta o relatório do MVC, parte deste dinheiro vai para o ralo. Como a Câmara tem em sua maioria parlamentares que fazem apoio irrestrito ao Governo, o quesito fiscalização do Executivo deixa muito a desejar. “Uma das principais funções do Vereador é a fiscalização do Executivo, mas no atual governo, a base governista é quase que total o que deixa esta função fiscalizadora a reboque. O enorme número de requerimentos e indicações nem sempre é sinônimo de fiscalização, porque as cobranças podem não ser atendidas e os problemas não resolvidos. Cobrança eficaz é aquela que resolve o problema na fonte, para todos os munícipes e não um a um”, descreve o relatório.

2014 foi mesmo um ano para “inglês ver” no Castelinho. Segundo o levantamento, foram constituídas 40 comissões especiais em 2014 além das 15 permanentes. É mais do que na Câmara paulistana. Porém, quantidade não correspondeu à qualidade, já que o Legislativo santista não segue o exemplo de outras câmaras, em que as reuniões públicas são amplamente divulgadas e as investigações produzem efeitos concretos.

OSS

A ineficiência e descaso dos legisladores apontados pela entidade pode ser ilustrada na aprovação das leis que autorizam a Prefeitura a contratar organizações sociais (OSs) para terceirizar quase todos os serviços públicos do município. Por ordem do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a base de apoio ao governo, que é maioria na casa, aprovou as matérias sem contestações e sem consulta pública. Não houve audiências com os munícipes ou qualquer tipo de consulta a especialistas, apesar das manifestações dos servidores na galeria.

As referidas leis configuram a maior ameaça dos últimos tempos à população, aos cofres públicos e à democracia. Os legisladores ignoraram as centenas de denúncias, investigações e condenações de representantes de empresas e de agentes públicos em esquemas fraudulentos nos contratos com OSs pelo Brasil. Ignoraram o fato de que nos locais onde as OSs são implantadas, o atendimento piora, os serviços ficam sucateados e a população fica ainda mais insatisfeita. Ignoraram também estudos (entre eles do Tribunal de Contas de São Paulo), que apontam que organizações sociais na saúde acabam custando mais caro e aumentando os índices de mortalidade.

Para os vereadores que viraram as costas para a população nestes e em outros temas importantes a resposta da população é nas urnas. Para impedir que as leis aprovadas sejam colocadas em prática, a resposta é a pressão popular. Compartilhe as denúncias do Ataque ao Cofres Públicos, denuncie você também os problemas que já começam a surgir. Cobre do prefeito e dos vereadores uma satisfação.

Comentários (1)

  1. VERA disse:

    Estou muito contente em saber da existência dessa ong..
    Vcs estão fazendo um trabalho onde todos os munícipes deveriam apreciar e/ou participar..
    Vereadores e prefeitos são eleitos para trabalhar em prol da cidade de dos interesses da população.
    Pagamos altos salarios para gastar-se 99% do empo em nada importante para nossa cidade e ainda votam contra os interesses dos munícipes.
    Gostaria de participar desse trabalho…

    Parabens
    continuem assim,
    deus abençoe a todos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *