denuncie Denuncie! denuncie
O.S. em Santos NÃO!
Facebook
Youtube
06/02/2019     nenhum comentário

Após péssimas experiências com terceirização na Saúde, Guarujá anuncia entrega do PS de VC para OS

Retrospecto das OSs na Cidade é o pior possível para a população, para os trabalhadores e para os cofres públicos

ps-vicente-de-carvalho

O anúncio da Prefeitura de Guarujá envolvendo a entrega mais um serviço de saúde para empresas travestidas de entidades privadas sem fins lucrativos, as chamadas organizações sociais (OSs) é um atestado de irresponsabilidade administrativa.

Noticiamos recentemente e também em anos anteriores os reflexos extremamente negativos da terceirização da gestão de unidades e serviços para OSs. A escolha dos governos por essa via, desde a OS Instituto Corpore, passando pela Adesaf e outras entidades, tem sido desastrosa para as finanças municipais, para os trabalhadores terceirizados contratados por vínculos precários e, principalmente, para a qualidade do atendimento à população.

De acordo com matéria publicada no último dia 30, no jornal Diário do Litoral, a publicização da gestão do Pronto Socorro de Vicente de Carvalho já é assunto certo para 2019. O Conselho Municipal de Saúde já até aprovou a decisão que permite abertura de edital para contratação da futura OS.

A reportagem ainda explica que a unidade será reformada e equipada, antes de ser entregue para a iniciativa privada. É sempre assim. Os governos deixam prédios e serviços abandonados por meses ou anos até que o alto nível de sucateamento acaba virando o argumento para terceirização. Passada esta etapa, os governos investem na recuperação e modernização dos espaços e depois repassam de bandeja para que as OSs entrem para auferir seus lucros.

Na reportagem o secretário de Saúde de Guarujá, Sandro Abreu, ressaltou que o PS do Distrito de Vicente de Carvalho precisa há tempos de uma grande intervenção. “É uma unidade que está bastante deteriorada, e que necessita ser amplamente reformada. Não estamos medindo esforços, e entendemos que através de uma gestão compartilhada, vamos dar uma resposta mais rápida aos munícipes que dependem desta importante unidade de urgência e emergência da rede municipal”.

Se há tempos a unidade está capenga, por que a decisão política e financeira de recuperá-la só ocorreu agora e acompanhada da terceirização. Por que os prefeitos não reformam as unidades que funcionam pela administração direta?

É primordial que se estabeleça essa noção de que tudo o que é administrado por servidores é ruim e que a salvação vem com a solução mágica das OSs e das empresas em geral.

Abaixo selecionamos alguns links de matérias que mostram os problemas que a terceirização trouxe para Guarujá.

Câmara de Guarujá cria CEI para investigar má gestão na saúde

Pró-Vida atrasa salários, demite funcionários que reclamam e Prefeitura de Guarujá se cala

Terceirizados da Pró-Vida, OS que atuam em Guarujá, não recebem 13º

Calote da Pró-Vida e da Prefeitura Guarujá continua e funcionários não recebem salário integral

OS que atua em Guarujá é investigada em Mirassol

Ação popular pede anulação do contrato da OS Pró-Vida em Guarujá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *